As vendas deste Dia das Mães devem ser puxadas pelas roupas e calçados, apontou pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), feita em parceria com o Instituto Ipsos. Dos mil entrevistados ouvidos em todo o País, entre os dias 20 e 30 de abril, 37,9% pretendem comprar roupas e calçados de presente.
O grupo joias, perfumes e bijuterias ficou em segundo lugar na intenção de compras (18,2%), seguido por eletrodomésticos (13 5%), celulares (6,1%), CDs e livros ( 6%). Os consumidores indecisos somaram 15,2%. Já 4,5% dos entrevistados responderam que pretendem comprar "outros" itens.
Entre os eletrodomésticos, 5,6% dos entrevistados das classes A e B devem comprar televisões, enquanto a preferência de 5,8% das classes D e E são por fogões.
"Os dados desta pesquisa mostram que o Dia das Mães promete ser bom, pois cerca de 20% das compras serão de bens duráveis, perdendo apenas para roupas e calçados, com a ajuda do clima frio", afirmou em nota o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato.
Em relação à forma de pagamento, a maioria afirmou que prefere pagar à vista as roupas e calçados (86%) e as joias e perfumes (87%). O pagamento à prazo é preferência para as compras de fogão (83%), televisão (54%), tablet (53%) e geladeira (52%).