A Vale declarou nesta sexta-feira estado de força maior em sua usina de tratamento de níquel na Nova Caledônia, que teve suas atividades suspensas após um incidente, segundo a direção da Vale Nova Caledônia (NC).
Na terça-feira foi registrada nesta gigantesca usina metalúrgica do sul deste arquipélago -- um território francês de ultramar -- um vazamento na fábrica de produção de ácido sulfúrico, após a detecção da presença de água nos circuitos de produção.
"Declaramos estado de força maior nesta sexta-feira, no que se refere às vendas de níquel para o nosso cliente australiano Queensland Nickel e também para a Vale", declarou à AFP Yves Roussel, diretor delegado da Vale NC.
Nenhum dano ao meio ambiente foi detectado até o momento.
"Agora é preciso encontrar um método para limpar a usina, na qual há gás, e fazer isso em condições de estrito respeito ao meio ambiente e à segurança", declarou Roussel, que considerou que o incidente teve grandes proporções.
A Vale pretende produzir neste ano 25.000 toneladas de Níquel Hidróxido Cake -- um produto intermediário-- e óxido de níquel nesta usina de tratamento.
Uma capacidade de 60.000 toneladas anuais pode ser atingida em 2013, segundo previsões e um calendário apresentado pelo grupo em março.
Construída em uma baía do sul da Nova Caledônia, com biodiversidade única no mundo, a usina sofre incidentes técnicos há anos, algo que gera conflitos com a população local.