A Polícia Federal faz operação nesta terça-feira em Belo Horizonte para reprimir atividades de câmbio ilegal de moeda estrangeira, lavagem de ativos e evasão de divisas, pelo mecanismo conhecido por “transferências de cabo, ou dólar cabo”, que são “operações de remessas ilícitas de recursos ao exterior (ou do exterior), mediante conhecida técnica de compensação paralela”.
São cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, bem como de sequestro de bens e valores, todos expedidos pela 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Minas Gerais. Segundo a PF, as buscas objetivam a arrecadação de bens, valores e veículos adquiridos com as práticas criminosas, além de localizar documentos e mídias que possam ajudar nas investigações.
A PF informou que tenta identificar há quatro meses empresários e outros envolvidos que fizeram remessas ilícitas de recursos ao exterior ou para o Brasil sem autorização do Banco Central. A polícia também informou que os envolvidos serão indiciados pelos crimes de evasão de divisas e sonegação fiscal, cujas penas poderão chegar a onze anos de prisão.
O balanço final da operação ainda não foi divulgado pela PF.