O Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha caiu 0,3% no primeiro trimestre do ano na comparação com os últimos três meses de 2011, quando registrou um retrocesso similar, o que confirma que o país voltou a entrar em recessão, de acordo com os resultados definitivos divulgados nesta quinta-feira.
Os números são idênticos aos dados provisórios de 30 de abril e demonstram a difícil situação econômica da Espanha, país com um índice de desemprego de 24,44%.
Em um comunicado, o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) explica que a demanda nacional (como o consumo residencial e os gastos públicos) teve um efeito negativo sobre o crescimento, no momento em que a Espanha adota severas medidas de austeridade.
A demanda externa (exportações e turismo), que permitia ao país permanecer fora da recessão, não teve o efeito esperado em um contexto de desaceleração econômica geral.
Nesta quinta-feira, o Tesouro espanhol captou 2,494 bilhões de euros em uma emissão de títulos da dívida a três e quatro anos, com juros em alta.