O gigante da informática americano Hewlett-Packard (HP), que publicou nesta quarta-feira uma queda de 31% de seu lucro líquido no segundo trimestre, anunciou que cortará 27.000 empregos até 2014, cerca de 8% dos postos de trabalho de todo o mundo.
A companhia explicou em um comunicado que a medida responde a "uma iniciativa de vários anos desenhada para simplificar os processos empresariais, os avanços inovadores e uma melhor entrega de resultados a clientes, funcionários e acionistas".
A HP prevê que a reestruturação gerará economias no valor de 3 bilhões a 3,5 bilhões de dólares até o final do ano fiscal de 2014 da empresa. O corte também inclui um programa de aposentadoria antecipada, que permitirá a economia de 1,7 bilhão de dólares em impostos neste mesmo ano, assim como outros 1,8 bilhão mas até o final de 2014.
Essas economias serão reivestidas na própria companhia para financiar a investigação e o desenvolvimento de seus produtos. O lucro líquido do segundo trimestre da HP atingiu 1,59 bilhão de dólares, a 98 centavos por ação, quando os analistas previam 91 centavos. O volume de negócios retrocedeu 3% até ficar em 30,69 bilhões de dólares, um pouco mais que os 29,92 bilhões calculados pelos analistas.