As vendas reais do setor supermercadista no mês de abril deste ano registraram alta de 0,19% em relação ao mesmo mês de 2011, de acordo com o Índice Nacional de Vendas divulgado nesta terça-feira pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Na comparação com março deste ano, o indicador apresentou queda de 2%.
No acumulado do primeiro quadrimestre, as vendas dos supermercados tiveram alta de 6,08% ante igual intervalo de 2011. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA, medido pelo IBGE.
Em valores nominais, o índice de vendas da Abras apresentou crescimento de 5,31% em abril último em relação a abril de 2011 e queda de 1,37% ante março deste ano. No quadrimestre, o índice nominal acumula alta de 11,99% na comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com o presidente da Abras, Sussumu Honda, neste ano, o impacto das vendas da Páscoa acabou sendo diluído entre os meses de março e abril. "Mas o resultado do setor continua bastante positivo, reflexo do aumento de poder de compra do brasileiro", avalia o dirigente.
AbrasMercado
A AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo analisada pela GfK a pedido da Abras, apresentou alta de 0,44% em abril em relação a março deste ano. Já na comparação com abril de 2011 o indicador registrou crescimento de 5,37%, passando R$ 300,52 para R$ 316,66.
Os produtos com as maiores altas em abril na comparação com março foram o feijão (+11,11%), a batata (+6,16%) e a farinha de mandioca (+3,25%). Já os produtos com as maiores quedas no último mês foram o tomate (-6,58%), a carne traseiro (-3,04%) e a massa sêmola espaguete (-2,52%).