(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vale discute compra da Thyssenkrupp, diz revista alemã


postado em 03/06/2012 12:17

Um porta-voz do conglomerado alemão ThyssenKrupp confirmou que a empresa está em negociações com potenciais investidores sobre sua usina siderúrgica no Brasil. "Certamente estamos em conversas com a Vale e com todas as outras partes interessadas", disse o porta-voz. A confirmação foi feita após a revista alemã WirtschaftsWoche afirmar neste domingo que a empresa tem potenciais compradores para suas usinas no Brasil e nos EUA.

A Vale estaria interessada nos ativos, segundo a reportagem, que citou fontes da indústria brasileira. A revista afirmou ainda que o presidente da Vale, Murilo Ferreira, se reuniu na semana passada com a presidente Dilma Rousseff para discutir detalhes de uma compra total da usina de aço da Thyssenkrupp no Brasil e o progresso nas negociações com a empresa alemã. A Vale já possui uma fatia de 27% na usina.

Outro investidor interessado é o empresário Eike Batista, segundo a publicação alemã. No começo deste ano, ele formou uma joint venture com a concessionária alemã E.ON para construir usinas de energia no Brasil. A sul-coreana Posco, por sua vez, estaria interessada em adquirir a usina de aço da ThyssenKrupp no Alabama, EUA.

Em meados de maio a Thyssenkrupp anunciou que estava considerando a venda de suas novas usinas no Brasil e nos EUA ou a entrada de parceiros para melhorar a sustentabilidade do desempenho. O executivo-chefe da companhia, Heinrich Hiesinger, não quis dar um prazo para a venda, citando a complexidade de tal transação.

As operações da ThyssenKrupp no Brasil e nos EUA acumularam prejuízos de cerca de 500 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano fiscal da empresa. No ano fiscal 2011 os prejuízos somaram cerca de 1 bilhão de euros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)