(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Menor confiança de serviços segue PIB fraco, diz FGV


postado em 04/06/2012 13:39

A queda na confiança do setor de serviços veio em linha com a menor atividade econômica detectada pelos resultados do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, que teve avanço de apenas 0,2% ante o trimestre anterior, avaliou Silvio Sales, consultor do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). A FGV divulgou nesta segunda-feira a Sondagem do Consumidor de maio, que apontou um recuo de 5,9% no Índice de Confiança dos empresários do setor de serviços (ICS).

"O ICS está em linha com o PIB, que veio menor que o esperado. Há um quadro de muita moderação na atividade econômica", afirmou Sales, que aposta em uma recuperação na atividade no segundo semestre.

A redução no otimismo foi generalizada, alcançando os sete subsetores. O ICS dos serviços prestados às empresas caiu 4,9%; o dos serviços de informação recuou 4,6%; o de transportes e correio teve queda de 6,7%; o dos prestados às famílias, -10,5%; outras atividades de serviços, -7,9%; atividades imobiliárias e de aluguel, -5,8%; e serviços de manutenção e reparação, -7,1%.

"Os serviços prestados às empresas respondem à demanda empresarial. É o setor mais importante e está menos pior do que a média geral dos serviços. Isso de alguma forma é positivo", apontou Sales.

Dentro do ICS, o Índice da Situação Atual (ISA) registrou queda pelo 10º mês consecutivo. Em maio, o ISA caiu 8,1% "O ISA está negativo desde agosto do ano passado, assim como a confiança. O que chama atenção é que essa perda em relação ao ano anterior se acentuou", notou o economista do Ibre/FGV.

A sequência de resultados ruins na percepção sobre a situação atual pode ter contaminado as expectativas para os próximos meses, fazendo com que o Índice de Expectativas registrasse um recuo de 4,1%. "A curva das expectativas está revertendo. Pode ser pelo menor dinamismo da economia, mas pode ser também pela percepção ruim da situação atual, rebatendo nas expectativas dos serviços", considerou Sales.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)