O Dia dos Namorados se aproxima e os apaixonados já começam a movimentar o comércio eletrônico. De acordo com a e-bit, empresa especializada em informações do setor, a expectativa é que a data apresente um crescimento de 19% em relação ao mesmo período de 2011, alcançando um faturamento de R$ 809,2 milhões.
A previsão para a data está abaixo da média do ano, estimada em 25% e, a retração econômica na Europa é uma das explicações para esse fato. Além disso, as mudanças na política de frete e o crescente endividamento das famílias também influenciam nessa possível queda. Um estudo realizado pela e-bit, em parceria com o Instituto Provar, revelou que não houve variação na intenção de compra pela internet, se comparados o 2° trimestre deste ano e o 1° trimestre de 2011, ficando estável em uma taxa de 85% para 85,8%.
No ano passado, a comemoração foi responsável por alavancar as vendas de moda e acessórios. “Foi a primeira vez que a categoria ficou entre as cinco mais vendidas”, explica a diretora de negócios da e-bit, Cris Rother.
Em 2012, moda e acessórios continuará entre os cinco mais vendidos, juntamente com saúde, beleza e medicamentos, eletrodomésticos, informática e eletrônicos. Flores, cestas e presentes devem ser lembrados devido ao apelo da data. Ainda de acordo com a executiva da e-bit, produtos de maior valor agregado como tablets e smartphones devem ganhar espaço no carrinho virtual dos namorados.