Seis em cada 10 moradores da capital vão gastar até R$ 100 com os presentes do Dia dos Namorados, a terceira melhor data para o varejo da capital, atrás do Natal e do Dia das Mães. A estatística faz parte de uma pesquisa divulgada ontem pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-MG), que entrevistou 400 consumidores da cidade. Na semana anterior, a entidade já havia informado que o volume de vendas geradas pela data deve ficar em torno de R$ 2,1 bilhões, aumento de 3,5% em relação ao mesmo período de 2011.
“A indecisão na hora das compras e talvez a esperança de uma dica melhor por parte do namorado ou namorada, aliado à tendência de deixar tudo para a última hora movimentará as lojas no mês de junho”, explica o presidente da CDL-BH, Bruno Falci, acrescentando que o segmento campeão de vendas deve ser o de vestuário. Pelo menos essa foi a resposta de 35,15% dos entrevistados.
Depois, aparecem calçados e acessórios (16,78%), perfumes/cosméticos (16,33%), jóias/bijuterias (7,94%), flores (5,9%), aparelho celular (4,08%), bombons (3,85%), CD´s/DVD´s (3,17%), eletro/eletrônicos (2,72%), livraria e papelaria (2,72%) e outros (1,36%). Os consumidores vão atrás dos melhores preços (26,5%), de atendimento qualificado (25,41%), ambiente agradável (15,03%), qualidade do mix (10,38%), acesso e estacionamento (9,02%), facilidades de pagamento (6,56%), proximidade de casa (4,37%), grife/marca (1,37%) e segurança (1,37%).
LOCAL As compras vão ser feitas em diferentes tipos de estabelecimentos, mas a esmagadora maioria (47,83%) prefere os shoppings centers – o percentual inclui tanto os destinados às classes altas quanto os voltados ao público de baixa renda. Depois, aparecem os centros comerciais (22,02%), as lojas do Hipercentro (8,7%) e da Savassi (4,35%). As compras pela internet devem abocanhar 2,9%. Os que não têm preferência de locam somaram 14,20%. Muitos casais, além da troca de presentes, vão curtir a data durante um jantar (37,61%), um filme no cinema (18,66%), um almoço (4,66%), uma viagem (4,08%), outro tipo de comemoração (10,5%).