(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Zona do euro vai conceder à Espanha até 100 bi de euros


postado em 09/06/2012 16:24 / atualizado em 09/06/2012 16:30

A Espanha pedirá à zona do euro ajuda financeira para os seus bancos e receberá até 100 bilhões de euros dos fundos de resgate da União Europeia (UE), informou em comunicado divulgado neste sábado o primeiro-ministro de Luxemburgo e presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker.

"O Eurogrupo foi informado de que as autoridades espanholas apresentarão um pedido formal muito em breve e está aberto a responder favoravelmente a tal solicitação", disse Juncker. "A quantia emprestada deve cobrir as necessidades de capital com uma margem adicional de garantia, estimada em um total de 100 bilhões de euros", afirmou.

O comunicado revelou que o Fundo Monetário Internacional (FMI) foi convidado a auxiliar na implementação e monitoramento do suporte financeiro à Espanha "com relatórios regulares." No entanto, diferentemente da Grécia, da Irlanda e de Portugal, que receberam empréstimos financiados pela zona do euro e pelo FMI, a Espanha não precisará implementar um programa de austeridade, de acordo com o documento de Juncker.

Em vez disso, o Eurogrupo elogiou o país por "já ter implementado significativas reformas fiscais e no mercado de trabalho, além de medidas para fortalecer a base de capital dos bancos espanhóis". O comunicado informou que os países da zona do euro estavam "confiantes de que a Espanha honrará os seus compromissos dentro do procedimento de déficit excessivo e em relação às reformas estruturais."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)