A agência de classificação financeira Fitch rebaixou nesta segunda-feira em dois escalões a nota de dois dos maiores bancos espanhóis, Santander e BBVA, para "BBB+", em um patamar ainda superior à nota da Espanha, que a agência reduziu na semana passada à "BBB".
"É algo excepcional que alguns bancos tenham uma nota superior" à de seu país de origem, disse a agência em um comunicado, afirmando ainda que "a diversificação geográfica e um sólido resultado financeiro" lhes permite combater os efeitos da recessão na qual voltou a cair a Espanha no primeiro trimestre.
A agência enfatizou especialmente que, em uma prova de resistência que aplicou recentemente aos bancos espanhóis para avaliar suas necessidades de recapitalização, "Santander e BBVA obtiveram melhor resultado que muitos outros bancos de porte médio e caixas de poupança".
A queda foi acompanhada de uma perspectiva negativa, o que significa que a nota poderá voltar a cair. "A redução reflete essencialmente as mesmas preocupações que as que afetaram a nota soberana espanhola, especialmente o fato de que a Espanha seguirá em recessão em 2013", afirma a agência.