(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cidades do interior de Minas se destacam no mercado de trabalho e oferecem mais vagas

Em algumas, a alta na carteira assinada chegou a 26,9%


postado em 12/06/2012 06:00 / atualizado em 12/06/2012 07:51

O caminhoneiro Renato Félix comemora o aquecimento das contratações na região de Itabirito (foto: Agnaldo Montesso/Divulgação)
O caminhoneiro Renato Félix comemora o aquecimento das contratações na região de Itabirito (foto: Agnaldo Montesso/Divulgação)
“Serviço aqui não falta e ainda vai haver muitas contratações”, avisa o motorista especializado no ramo de escavação e terraplenagem Renato Célio Fernandes Félix, de 42 anos, sem descuidar do volante no tráfego já intenso do canteiro de obras da fábrica de Itabirito, na Região Central de Minas Gerais, da Coca-Cola Femsa Brasil. Maior franquia da companhia no mundo, a empresa contratou 165 pessoas para a primeira etapa da construção, dos quais 55 recrutados no município de 43,3 mil habitantes. A carteira assinada de Renato Félix engrossa a estatística que levou a cidade ao grupo das 20 campeãs na geração de emprego formal no estado em abril, frente aos últimos 12 meses. Em comum, a maioria é de pequenos municípios, que registraram taxas de expansão das vagas com registro variando entre 7,21% em Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata mineira, e 26,9% em Ouro Preto, também na Região Central.

Conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego, em 44 cidades mineiras, ao todo, o emprego formal cresceu acima da média de 4,9% do estado, que teve em abril um saldo (diferença entre as contratações e demissões) de 192.679 vagas, ante o mesmo mês do ano passado. Da lista, 33 municípios, ou seja 75%, têm menos de 100 mil habitantes. O fôlego do interior contribuiu com mais da metade do saldo, respondendo por 110.356 novos empregos, enquanto a Grande Belo Horizonte participou com 82.323 postos de trabalho, representando 42,7% do total.
Natielle Assunção aproveitou a boa onda e conseguiu promoção(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Natielle Assunção aproveitou a boa onda e conseguiu promoção (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

A boa notícia para esses municípios é que eles conseguiram manter um ritmo de geração de vagas surpreendente, diante do desempenho fraco da economia brasileira neste ano e que tem levado o governo federal a adotar medidas para reanimar a atividade produtiva. O setor de prestação de serviços, a construção civil e o comércio se revezam entre os setores que mais ajudaram nas contratações. Primeira do ranking, Ouro Preto se deparou com uma impressionante expansão dos serviços de alimentação, hospedagem, transporte e da construção, para atender a novos projetos de um segmento tradicional da economia local, as mineradoras Vale, Samarco e o grupo siderúrgico Gerdau. “Vivemos um boom que dobrou a receita do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) em comparação a 2011”, afirma o prefeito Ângelo Oswaldo. A arrecadação subiu a R$ 3,6 milhões por mês, em média.

Reflexo semelhante observou Ponte Nova, na Zona da Mata mineira, onde o emprego formal cresceu 20,33% em abril, ante idêntico mês do ano passado, com um saldo de 2,8 mil vagas. Em cascata, os investimentos da Samarco Mineração fortaleceram o ramo da hotelaria e outros serviços para atender técnicos e operários dedicados à construção, conta o secretário municipal de Orçamento, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Carlos Tiago Jorge de Azevedo. A fábrica da Laticínios Porto Alegre aumentou o número de empregados de 170 para 325, e a construção civil mantém crescimento.

Futuro com o pé no freio

Acompanhar os rumos da economia nos próximos meses será vital para os municípios que tentam estimular a chegada ou expansão de empresas para gerar renda e emprego. No ano passado, o crescimento do mercado de trabalho superou o desempenho da produção de bens e serviços, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB), fenômeno que pode não se repetir neste ano, observa o economista Márcio Antônio Salvato, professor da escola de administração e negócios Ibmec. “Há um movimento de enfraquecimento da economia brasileira e se ela se retrai o índice de emprego tende a diminuir, ou pelo menos a velocidade das contratações”, afirma.

Em Nova Lima, na Grande Belo Horizonte, que também apareceu em destaque na relação dos municípios campeões do emprego formal em abril, a torcida vai na contramão das dificuldades sobretudo da indústria. A demanda das empresas por espaço para expansão continua grande, segundo o secretário de desenvolvimento econômico Carlos Alberto Leite. O setor de prestação de serviços e a construção civil foram decisivos para explicar a boa posição do município de 57,4 mil habitantes, com taxa de 15,89% de aumento dos empregos formais em abril.
Felipe Dutra garante que há valorização no comércio de Nova Lima(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Felipe Dutra garante que há valorização no comércio de Nova Lima (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

A vendedora Natielle Cristina Assunção, de 22 anos, tem motivos para comemorar o comércio aquecido. Ao trocar o emprego de caixa de uma rede de varejo pela oferta no Depósito Petrolim, de material de construção, ela só aguardou três semanas e agora será promovida a supervisora de vendas, comunica o dono do negócio Greco Rocha. “Emprego não falta. É preciso ter força de vontade e querer sempre aprender mais”, afirma Natielle. O estoquista Felipe Henrique Dutra, de 20 anos, confirma a onda favorável ao emprego. “Quem procura emprego no comércio acha, se mostrar que tem compromisso com o trabalho”, diz.

As empresas é que encontram dificuldade para contratar gente com experiência, destaca Robson Antônio Torres Santos, gerente da Casa Estrela, rede de três lojas de vestuário e tecidos, que planeja a abertura de duas unidades neste ano. Em Itabirito, o secretário de desenvolvimento econômico, Geraldo Magno de Almeida, diz que a diversificação do município da mineração para a indústria de transformação e o crescimento do setor de serviços mantêm a economia local com boas perspectivas. Só na pasta que ele dirige, há 68 projetos de expansão de empresas em análise. (MV)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)