O empréstimo de até 100 bilhões de euros que o Eurogrupo prepara para sanear os bancos espanhóis em dificuldades deve cobrar juros de 3% e será reembolsado entre 10 e 15 anos, afirmou nesta terça-feira o jornal ABC, sem citar fontes. "Fontes financeiras explicam que os juros estão sempre condicionados à situação concreta dos mercados e por isso podem variar", diz o jornal.
Segundo o ABC, o vencimento deve ser a 15 anos, mas este prazo pode variar, só que não será menor que dez anos. A Espanha concluiu no sábado com seus sócios europeus um acordo para um plano de ajuda a seus bancos, alguns dos quais atravessam grandes dificuldades devido a sua exposição ao setor imobiliário. Espanha deve apresentar formalmente sua petição de ajuda antes de 21 de junho.
Na segunda-feira, após uma manhã eufórica na Bolsa de Madri, o entusiasmo dos investidores foi freado por dúvidas quanto a um aumento da dívida pública espanhola. Taxas de juros de 3% ou 4% sobre os fundos emprestados à Espanha seriam "razoáveis", afirmou um porta-voz da Comissão Europeia.
"É prematuro falar de taxa de juros, mas uma taxa entre 3% e 4% seria razoável", disse Amadeo Altafaj, porta-voz europeu de Assuntos Econômicos, em uma entrevista à TVE.