Os principais mercados asiáticos fecharam em alta nesta sexta-feira. Em todas as bolsas da região, contudo, o sentimento dos investidores foi norteado, principalmente, pelas preocupações com as eleições na Grécia, no domingo.
Uma das exceções foi a Bolsa de Hong Kong, onde os investidores seguiram o embalo altista de Wall Street e protagonizaram um grande rali. O Hang Seng avançou 2,26% e terminou aos 19.233,94 pontos.
As Bolsas da China ficaram no campo positivo. O Xangai Composto subiu 0,47% e terminou aos 2.306,85 pontos. Já o Shenzhen Composto ficou praticamente estável, aos 954,31 pontos.
Em Taiwan, a Bolsa de Taipé fechou em alta com a esperança de que os bancos centrais possam, em conjunto, resgatar a economia global, se necessário. Mas o mercado ainda aguarda as eleições na Grécia, no domingo. O índice Taiwan Weighted subiu 1,14%, aos 7.155,83 pontos.
Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul fechou em baixa, influenciada pelas pesadas vendas de investidores estrangeiros em meio às preocupações sobre as eleições gregas. O índice Kospi recuou 0,71%, aos 1.858,16 pontos.
A Bolsa de Sydney, na Austrália, fechou em alta, sustentada por setores cíclicos. Mas com os investidores de olho na Grécia, o mercado não conseguiu igualar os sólidos ganhos de Wall Street. O índice S&P/ASX subiu 0,37%, aos 4.057,33 pontos.
Já a Bolsa de Manila, nas Filipinas, seguiu em baixa acentuada. Os investidores realizaram lucros à espera da eleição grega. O índice PSEi baixou 1,8% e terminou aos 4.929,88 pontos, com pesado volume de negociações e perda semanal acumulada de 1,3%.