Vários líderes europeus conversaram por telefone antes da cúpula do G20, informou neste domingo o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, em sua chegada à cidade mexicana de Los Cabos, onde os líderes de países desenvolvidos e emergentes se reunirão.
A conversa, que ocorreu enquanto Rajoy voava rumo a Los Cabos, também contou com a participação da chanceler alemã, Angela Merkel, do presidente francês, François Hollande, do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, e do Conselho europeu, Herman van Rompuy, além dos primeiros-ministros italiano, Mario Monti, e britânico, David Cameron.
"Acredito que o que vamos fazer é transmitir uma mensagem de confiança no euro", disse Rajoy à imprensa, ao descrever esta posição comum antes da cúpula.
"Chegou o momento para que (nós) europeus fixemos os objetivos de futuro, que passam por afirmar com toda nitidez que o projeto do euro é um projeto irreversível", acrescentou o presidente do governo espanhol.
"Eu apostarei pela integração fiscal e também pela união bancária. É verdade que há coisas que não podem ser feitas em pouco tempo, mas é verdade que é preciso começar a andar na boa direção", disse.