Em sessão instável, o Ibovespa teve ganhos de 0,16%, terminando esta segunda-feira aos 59.195 pontos. A vitória do partido conservador nas eleições gregas aumenta as chances do permanecer na Zona do Euro, desarmou o pessimismo de uma ruptura eminente na União Monetária, embora não tenha sido suficiente para animar os investidores. O giro financeiro foi de R$ 11,54 bilhões - fortalecido pelo vencimento de opções sobre ações. Em alta durante toda a sessão, o dólar comercial fechou essa segunda-feira com valorização de 0,62%, cotado aos R$ 2,0571 na venda.
Embora aliviado com a vitória do Nova Democracia na Grécia, o mercado ainda tem muitos motivos para se preocupar. A agência de classificação de risco Fitch destacou que esse resultado não desarma a crise e que medidas precisam ser tomadas. O mercado segue no aguardo de resultados da cúpula do G-20, grupo das 19 economias mais importantes e a União Europeia, no início desta semana - que pode vir a anunciar medidas de união fiscal no continente europeu.
Na França, o destaque ficou com a vitória do Partido Socialista, do presidente François Hollande, em eleições parlamentares. O governo tem pedido por alterações nos tratados da União Europeia, para incluir a possibilidade de novos estímulos.