As vendas da indústria de materiais de construção cresceram 12 5% em maio com relação ao mês de abril e 4,6% na comparação com maio de 2011. Nos primeiros cinco meses do ano, as vendas subiram 2,7% ante o mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). O nível de emprego no setor também apresentou alta. Em maio, houve expansão de 2,1% ante o mesmo mês de 2011.
Embora as vendas da indústria tenham mostrado forte expansão no mês, o resultado acumulado desde janeiro ficou abaixo das previsões iniciais da Abramat. O cenário levou a Associação a reduzir, no começo de junho, as estimativas de crescimento das vendas do setor de 4,5% para 3,4% em 2012.
o corte da projeção foi estimulado principalmente pelo baixo desempenho das vendas no varejo, que recuaram 1% nos últimos 12 meses encerrados em maio. Além disso, o ritmo dos investimentos públicos no setor de infraestrutura não estão crescendo tanto quanto estimado pelo mercado no começo do ano.
Em nota divulgada nesta quarta-feira, o presidente da Abramat, Walter Cover, informou que a expectativa de crescimento de 3,4% para os próximos meses está atrelada ao avanço dos investimentos públicos, queda de juros e expansão do crédito imobiliário.