Enfrentando forte volatilidade na parte da tarde, o Ibovespa fechou esta quarta-feira com leve queda de 0,05%, aos 57.166 pontos. O índice perdeu o rumo após o Federal Reserve anunciar a prorrogação da Operação Twist às 13h30 (horário de Brasília). Em um dia volátil, o dólar comercial reverteu as perdas do início do pregão e fechou com valorização de 0,28% aos R$ 2,0331 na venda.
Após o anúncio, o benchmark da bolsa brasileira ameaçou cair forte, mas logo voltou para o campo positivo, chegando a subir 0,73% na parte da tarde, antes de voltar a alternar entre perdas e ganhos nos instantes finais de negociação. O giro financeiro foi de R$ 6,75 bilhões.
Além da extensão da Operação Twist, o Fomc (Federal Open Market Committee) optou por manter inalterada a taxa básica de juro norte-americana entre 0% a 0,25% ao ano. O presidente do Fed, Ben Bernanke, em coletiva após a reunião, destacou que a Europa tem sido um fator para a desacelaração da economia dos EUA, e que é possível que a autoridade monetária tome novas medidas de estímulo. Além disso, os economistas da autoridade monetária reduziram a perspectiva para o crescimento dos EUA.