A Caixa prepara o lançamento de um fundo de investimento com a finalidade de aplicar em debêntures incentivadas de infraestrutura. A expectativa do banco, conforme nota à imprensa é captar cerca de R$ 500 milhões.
Trata-se do primeiro fundo a ser lançado no mercado brasileiro com o intuito de aproveitar os benefícios proporcionados pela lei que zerou a alíquota de Imposto de Renda sobre os rendimentos para pessoa física, e reduziu para 15% a tributação sob pessoa jurídica.
De acordo com o vice-presidente de Gestão de Ativos de Terceiros da Caixa, Marcos Vasconcelos, o fundo é atrativo para o investidor por ser um investimento rentável, de baixo risco, lastreado em títulos de longo prazo e com baixo risco de inadimplência. Além disso, é uma oportunidade de o investidor contribuir para o financiamento do setor de infraestrutura brasileiro, como a construção e melhoria das rodovias, portos, ferrovias, aeroportos, telecomunicações, saneamento e energia.
"O FI Desenvolvimento Brasil I é pioneiro no mercado de debêntures incentivadas e abrirá caminho para triplicar as atuais emissões de debêntures", explica Vasconcelos, em nota.
Com R$ 281 bilhões em patrimônio sob gestão, a Caixa responde pelo quarto lugar no ranking de administradores de fundos de investimentos da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).