Depois de operar em alta durante a manhã, o Ibovespa inverteu sinal e passou em leve queda por praticamente toda a tarde desta sexta-feira, fechando com recuo de 0,12%, aos 55.439 pontos. Dessa forma, o índice termina a semana com perdas de 1,19%. O giro financeiro foi de R$ 7,61 bilhões.
Nessa sessão, o BCE (Banco Central Europeu) anunciou novas regras para facilitar empréstimos na Zona do Euro, as quais enfrentam resistência por parte do Bundesbank, autoridade monetária alemã. Christine Lagarde, diretora-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), pediu por uma série de medidas de curto prazo para a crise da Zona do Euro, contra as quais o governo alemão tem resistido. Por fim, a Espanha confirmou que deve pedir um pacote de resgate para os bancos do país na próxima semana.
Com intensificação dos ganhos no final da sessão, o dólar comercial encerrou esta sexta-feira com valorização de 0,48%, cotado na venda a R$ 2,0647 - apresentando variação semanal positiva de cerca de 1%. As incertezas acerca da situação econômica da Europa colaborou para o movimento de apreciação da moeda norte-americana.