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Estado de Minas

Venda de calçados deve movimentar R$ 36,57 bilhões este ano

A classe B será a maior compradora


postado em 27/06/2012 08:12 / atualizado em 27/06/2012 08:25

Durante este ano, o brasileiro deverá gastar R$ 36,57 bilhões em calçados, sendo que o Sudeste é a região com maior potencial, de acordo com estimativas do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do Ibope Inteligência. Considerada uma das atividades mais dinâmicas da economia brasileira, a indústria de calçados produz mais de 800 milhões de pares por ano no país e, de 26 a 29 de junho, durante a Francal, em São Paulo, serão mostradas as tendências para o setor.

De acordo com o Pyxis Consumo, os gastos com calçados neste ano serão 15,29% maior do que em 2011, quando as projeções mostravam que o consumo de calçados iria movimentar R$ 31,72 bilhões.

(foto: Jackson Romanelli/EM/D.A Press )
(foto: Jackson Romanelli/EM/D.A Press )

Pelo estudo, a classe B, com 24,45% dos domicílios do país, tem o maior potencial de consumo, R$ 15,68 bilhões. Em seguida vem a classe C, responsável por 52,38% dos domicílios em área urbana, com R$ 14,63 bilhões.

Ao analisar os gastos por região, o Pyxis Consumo mostra que o Sudeste é a área com maior potencial: 50,40%. Os gastos totais nessa região serão de R$ 18,43 bilhões. O consumo per capita anual por habitante será de R$ 244,06. A seguir, aparece o Nordeste, com 17,60%. O gasto total será de R$ 6,43 bilhões e o per capita anual, de R$ 163,56.

A região Sul está em terceiro lugar, com 17,50% do potencial de consumo, ou R$ 6,40 bilhões. O consumo per capita anual, no entanto, é o mais alto do país: R$ 272,60. Depois aparecem as regiões Centro-Oeste e Norte, com potencial de R$ 3,12 bilhões e R$ 2,19 bilhões, respectivamente.

O cruzamento de dados de região e classe social mostra que o Sudeste concentra o maior poder aquisitivo em todas as classes sociais. No Nordeste, a classe C é a que tem maior potencial de consumo (R$ 3,05 bilhões). O menor poder de consumo da classe DE será no Centro Oeste. O potencial de consumo refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo.


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