A Bolsa de Tóquio fechou em alta nesta quarta-feira, em recuperação técnica após três pregões seguidos de perdas e à véspera da reunião de cúpula de dois dias da União Europeia. As compras em ações domésticas, como Softbank, superaram as vendas em blue chips exportadoras, como Canon.
O Nikkei subiu 66,50 pontos, ou 0,8%, e terminou aos 8.730,49 pontos, após cair também 0,8% na sessão de terça-feira. O volume de negociações recuou para 1,59 bilhão de ações, com os investidores andando de lado, à espera do encontro da UE, que pode dar uma indicação mais clara de como os europeus tentarão encontrar uma solução de longo prazo para a crise de sua dívida.
"O foco da cúpula da UE estará na forma de ajuda à Espanha e na possibilidade de os países europeus relaxarem as exigências à Grécia", disse Tsuyoshi Nomaguchi, estrategista da Daiwa Securities.
Diretor executivo da Investrust, Hiroyuki Fukunaga disse que "o fundamental é saber se as nações europeias poderão criar harmonia em qualquer um dos assuntos em cima da mesa". Ele acrescentou que qualquer progresso nas negociações deve fazer o euro se valorizar em relação ao iene, o que seria positivo para o mercado acionário nipônico. As informações são da Dow Jones.