O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), disse nesta quarta-feira que espera para julho a liberação do financiamento de R$ 3 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o Estado. Casagrande esteve reunido com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, para tratar dessa e outras compensações por conta da mudança no ICMS sobre importações.
O governador também espera para julho a publicação da medida provisória que cria o regime especial para instalação do polo gás-químico da Petrobras no Estado e a estadualização do Fundo de Recuperação Econômica do Espírito Santo, que conta atualmente com cerca de R$ 150 milhões. Ele também cobrou do governo federal a inclusão de obras no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tratou do acompanhamento de outras obras federais de infraestrutura no Estado. "Se nós perdemos incentivos, mais do que nunca, precisamos de pressa para manter a capacidade de investimento do Estado", afirmou após a reunião.
Sobre a possível votação do projeto que altera a divisão dos royalties da produção e comercialização do petróleo da camada pré-sal, prevista para esta quarta-feira na Câmara, Casagrande disse que ainda vai conversar com a bancada do Estado para definir uma posição. "Essa proposta continua rompendo contratos, mas é a melhor que apareceu para os Estados produtores desde que começaram os debates", afirmou.