Os brasileiros estão mais satisfeitos com o serviço das distribuidoras de energia elétrica. Foi o que apontou uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), nesta quarta-feira. De acordo com o levantamento, o índice de satisfação dos consumidores em 2012 foi 78,2%, enquanto os dados do ano passado registraram satisfação de 76,7%.
As regiões Sul, Sudeste e Nordeste tiveram melhor desempenho no levantamento deste ano. O Sul apontou 85,4%, contra 84,6% em 2011. O Sudeste registrou aumento de 2,9 pontos percentuais, passando de 76,9% em 2011 para 79,8% em 2012. Já o grau de satisfação no Nordeste passou de 76,2% para 77,2%. O Norte e o Centro-Oeste tiveram queda de quase 2% no índice de satisfação, passando de 68,2% em 2011 para 66% este ano.
De acordo com o presidente da Abradee, Nelson Fonseca Leite, o resultado da pesquisa foi satisfatório. “A associação considera que o resultado obtido foi bom, mas acreditamos que podemos melhorar. As regiões Norte e Centro-oeste são vastas e apresentam maiores problemas logísticos, sobretudo no Norte do país. Essa região apresenta particularidades que as outras não, principalmente no que diz respeito ao deslocamento [dos técnicos]”, disse.
Contratada pela Abradee, a 14ª Pesquisa de Satisfação do Consumidor Residencial foi feita pelo Instituto Innovare, e analisou 46 distribuidoras do país. A entrevista continha 70 perguntas divididas em cinco blocos: conta de luz, fornecimento de energia, imagem da empresa, atendimento ao cliente, além de informação e comunicação. Ao todo, existem 63 distribuidoras de energia no Brasil, sendo 46 associadas à Abradee, o que representa 99% da produção da energia elétrica nacional.
O levantamento foi feito de 25 de fevereiro a 10 de abril. Foram entrevistadas quase 25 mil pessoas, em 920 municípios de 25 estados brasileiros mais o Distrito Federal. A única unidade da Federação que não participou foi o Amapá. Segundo a Abradee, a distribuidora de energia desse estado não faz parte da associação.