O número de tentativas de fraudes com cartão de crédito no comércio eletrônico nacional teve aumento de 3,8% de janeiro a maio, em comparação ao mesmo período de 2011, de acordo com pesquisa divulgada pela FControl, empresa do Buscapé Company.
Por outro lado, o estudo mostra uma diminuição do sucesso dos fraudadores, mais de 0,20% em relação ao ano anterior, o que significa que a perda financeira efetiva está diminuindo. Por ser responsabilidade do lojista as soluções de seguranças eficazes, cada vez mais, o varejo brasileiro percebe a importância de ferramentas que identificam e barram possíveis golpes com cartão de crédito.
Esses sistemas utilizam redes neurais e inteligência artificial para detectar fraudes na loja virtual, ajudando a garantir a aprovação dos pedidos. Também é importante que o site de compras trabalhe com um facilitador de pagamentos com Payment Card Industry (PCI) compliance.
O vice-presidente do Buscapé Company, Marcos Cavagnoli, diz que até mesmo o comprador ganha com a diminuição das fraudes do e-commerce. “Como o prejuízo para lojistas virtuais torna-se menor, os custos indiretos caem e podem se transformar em preços finais mais atrativos”, explica Cavagnoli.
O estudo da FControl ainda aponta que em níveis mundiais a evolução da fraude on-line também apresenta diminuição a cada ano. Em 2009, a perda com fraudes foi de 1,40% do faturamento total do setor, 1,20% em 2010 e 0,90% em 2011.
Segundo com a e-bit, empresa do Buscapé Company especializada em informações do comércio eletrônico, só no ano de 2010, o e-commerce movimentou R$ 14,8 bilhões em vendas de bens de consumo. Em 2011, o faturamento dobrou, com R$ 18,7 bilhões. Já a previsão para esse ano é de R$23,4 bilhões.