(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Inflação de serviços volta a ganhar fôlego no IPCA


postado em 06/07/2012 10:57

A inflação de serviços voltou a ganhar fôlego em junho no âmbito do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A taxa passou de 0,21% em maio para 0,52% no mês passado, informou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Entre os principais itens, houve aumento das taxas em alimentação fora de casa (de 0,53% em maio para 0,70% em junho), aluguel residencial (de 0,63% para 0,68%), condomínio (de 0,47% para 0,54%), passagem aérea (de -10,85% para +0,76%), conserto de automóvel (de 0,13% para 0,55%) e estacionamento (de 0,18% para 0,81%), entre outros.

"Os serviços voltaram a acelerar. O índice de serviços estava muito contido por causa dos 10% de queda das passagens aéreas em maio. E outros itens que tinham caído ou desacelerado também subiram um pouquinho, como excursões, alimentos fora de casa, aluguel", disse Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE.


No entanto, a coordenadora do IBGE ressaltou que a taxa acumulada em 12 meses pela inflação de serviços desacelerou, na passagem de maio para junho. Em maio, os serviços acumulavam uma alta de 8,76% em 12 meses, e, em junho, de 8,64%, no período.

"O aumento na margem é muito pontual. Apesar de ter aumentado de maio para junho, a taxa nos 12 meses diminuiu", notou Eulina. "Os serviços já podem estar mostrando que o consumo já está um pouco mais arrefecido. Isso tem efeito direto sobre os serviços. Ainda não está tão claro, mas a taxa já mostra uma redução nos 12 meses."

Segundo Eulina, é possível que o ritmo de aumentos esteja menor do que há um ano porque houve aumento na inadimplência, o nível de atividade enfraqueceu e o consumo pode estar mais moderado. "Mas mesmo assim, a influência dos serviços sobre o IPCA é muito grande, o que já não acontece com os monitorados", acrescentou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)