O Ministério do Desenvolvimento Agrário autorizou hoje o pagamento de benefícios para agricultores inscritos no Fundo Garantia Safra. O fundo é uma reserva financeira destinada a ajudar produtores de baixa renda que tenham sofrido perdas na lavoura, devido às chuvas ou estiagem.
O Fundo Garantia Safra faz parte do Plano Safra da Agricultura Familiar, e prevê o pagamento de R$ 680 divididos em quatro parcelas a agricultores com renda de até um salário mínimo e meio (R$ 933).
Para receber o auxílio, é preciso comprovar a perda de pelo menos 50% da produção. Também é necessário que o município e o estado de moradia do produtor contribuam com o fundo.
Em 2012, o ministério está liberando o socorro antecipadamente por causa do rigor da estiagem, que começou no final de 2011 e causou prejuízos aos pequenos agricultores.
Os pagamentos referentes à safra 2011/2012 normalmente começam em julho, quando inicia o plantio para 2012. No entanto, no mês passado já ocorreu o repasse da primeira parcela do benefício a 76.028 agricultores. A liberação atual já faz parte de uma segunda leva de pagamentos.