A maioria dos mercados asiáticos fechou no campo positivo nesta terça-feira, grande parte deles à espera do discurso do presidente do Fed, Ben Bernanke, no Congresso dos EUA.
Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, que teve acentuada alta, também na expectativa de novas medidas de estímulo para a economia chinesa. O Hang Seng subiu 1,8% e terminou aos 19.455,33 pontos. Destaque para o setor bancário, que apresentou recuperação.
Já as Bolsas da China tiveram recuperação técnica, lideradas pelas corretoras e as imobiliárias. O Xangai Composto subiu 0,6% e terminou aos 2.161,19 pontos. O Shenzhen Composto ganhou 0,5%, aos 893,51 pontos.
Em Taiwan, a Bolsa de Taipé encerrou o dia no azul, em recuperação técnica após a queda registrada na segunda-feira. O índice Taiwan Weighted avançou 0,52%, aos 7.127,00 pontos, mas o volume negociado foi baixo, com os investidores aguardando o discurso de Bernanke.
A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, fechou em alta sustentada pelas ações de empresas do setor financeiro, mas muitos investidores ficaram de lado à espera da fala de Bernanke. O índice Kospi subiu 0,23%, aos 1.821,96 pontos.
Na Austrália, a Bolsa de Sydney fechou no campo positivo. Os dividendos atraentes de bancos compensaram o relatório decepcionante da Rio Tinto, que apontou queda acentuada nas condições econômicas mundiais no segundo trimestre. O índice S&P/ASX 200 subiu 0,87%, aos 4.140,80 pontos.
Já a Bolsa de Manila, nas Filipinas, sofreu com a realização de lucros. O PSEi caiu 0,2% e encerrou aos 5.285,12 pontos, com moderado volume de negociações.