A venda de medicamentos genéricos cresceu 20,95% em unidades de dose (um comprimido ou 1 ml) no primeiro semestre de 2012, para 321,2 milhões, na comparação com 265,6 milhões contabilizadas em igual período do ano passado. Já os medicamentos em geral tiveram um crescimento de 7,89% na primeira metade do ano, para 923,9 milhões unidades, segundo dados da consultoria IMS Health.
No segundo trimestre de 2012 o crescimento foi de 10,29% em relação ao primeiro trimestre. Já o mês de junho apresentou aumento de 18,98% comparado ao mesmo período do ano passado.
Os afiliados à Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais (Abradilan) atualmente representam 21% do volume de unidades de medicamentos genéricos vendido no Brasil. Para atender a demanda, segundo enquete realizada pela associação, 38,9% estão focados na ampliação do centro de distribuição e qualificação da equipe.
Para o diretor da Abradilan, Geraldo Monteiro, o crescimento do mercado farmacêutico está aliado aos preços baixos oferecidos pelos genéricos e iniciativas do governo, como o Programa Farmácia Popular.