O Brasil terminou o mês de junho com 14,535 milhões de domicílios atendidos pela TV por assinatura. O número foi divulgado na segunda-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No primeiro semestre do ano, foram registradas 239,6 mil adições líquidas, o que representa uma alta de 14,05% sobre a base registrada no fim do ano passado, quando eram 12,744 milhões de assinantes.
Ao longo de 12 meses, no período encerrado em junho deste ano, foram mais de 3,4 milhões de novas assinaturas da TV paga. A Anatel ressalta que as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste apresentaram índices de crescimento acima da média nacional. Entretanto, em números absolutos, as regiões Sul e Sudeste foram responsáveis por quase 2,5 milhões das adesões no período.
Considerando o período de 12 meses encerrados em junho de 2012, o maior índice de crescimento (49,7%) foi na região Norte, que alcançou 606.959 assinantes. A segunda maior expansão (42%) foi na região Nordeste, atingindo 1,679 milhão de domicílios. No Centro-Oeste, o crescimento foi de 39,9%, e a região fechou o mês passado com 932.598 assinantes. No Sudeste, a alta foi de 27 9%, com 9,223 milhões de assinantes ao final do período. A menor variação em 12 meses (27,6%) foi registrada na região Sul, que terminou junho com 2,091 milhões de domicílios atendidos pela TV por assinatura. A média nacional de crescimento, nesse período, foi de 30,85%.
A participação dos serviços prestados via satélite (DTH) alcançou 58,1% da base ao final de junho deste ano e a dos serviços a cabo somou 40,6% dos assinantes. Em junho de 2011, os serviços DTH representavam 50,6% do mercado nacional e os serviços prestados via cabo tinham fatia de 46,9%.
Na divisão de mercado, a liderança é da NET/Embratel, com 7,824 milhões de assinaturas. Em segundo lugar figura a SKY/Directv, com 4,475 milhões de domicílios atendidos. Telefônica/Abril ficam em terceiro lugar, com 659.428.