As vendas para o Dia dos Pais serão tímidas. Segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/ BH), a expectativa é de que o comércio fature R$ 1,78 bilhão, superando em R$ 60 milhões o faturamento do ano passado. O acréscimo nas vendas deverá ficar entre 2% e 3,5%, se comparado ao mesmo período de 2011. A economia brasileira desacelerada e o endividamento das famílias brasileiras, responsável pela redução da intenção de compra, surgem como os principais entraves para a data. Para driblar o mau momento, os shoppings investiram cerca de R$ 900 mil em campanhas para atrair o público e também apostam, assim como o comércio de rua, em liquidações para puxar as vendas da data.
Os shoppings estão mais animados e estimam acréscimo de vendas de 10% a 25%. O momento favorável, de acordo com a superintendente do Diamond, Lívia Paolucci, é justificado pelas conveniências oferecidas aos clientes, que permitem que os malls não sofram com uma economia adversa. “A tendência é positiva desde o Dia das Mães e a expectativa é de que, no segundo semestre, a curva positiva se repita”, afirma.
Com a temporada de descontos, é esperado que os lojistas baixem os estoques de inverno, mas também consigam esquentar as vendas para o Dia dos Pais. A preferência é por itens de moda masculina, como roupas e calçados – produtos que podem ser facilmente encontrados com abatimento de até 70% do valor original. Perfumes e cosméticos, relógios, além de eletroeletrônicos e equipamentos de informática, também serão procurados pelos filhos.
Atraídos pelas inúmeras ofertas do varejo, a família do militar Adão Gonçalves Ferreira foi ao Boulevard Shopping iniciar as buscas pelo presente ideal. Na companhia dos filhos, Arthur, Gabriela e Izabella, Sandra Maria Costa Ferreira disse que o presente será apenas para a data não passar em branco. “Temos despesas altas com as escolas dos meninos. Então optamos por algo que ele precise, já que é uma pessoa especial”, garante.
A professora Simone Saldanha Urbanin e os filhos Rafaela, Lucas e Matheus também passaram por lá e pretendem, em nova visita, aproveitar as liquidações para na compra do presente. “Meu marido quer luvas ou uma jaqueta para andar de moto. Como no resto do ano os preços são caros, vamos procurar um presente que tenha a ver com seu espírito aventureiro, mas não custe tão caro”, afirma.
Descontos Até este domingo, os centros de compras da Rede Multipan – BH Shopping, Diamond Mall e Pátio Savassi – promovem a liquidação do Lápis Vermelho, com descontos de 30% a 70%. Os shoppings investem ainda em campanhas para aproximar pais e filhos e em sorteio de produtos. O Diamond Mall se prepara para inaugurar no dia 1º de agosto uma exposição sobre o universo automobilístico, montada para atrair pais e filhos até o dia 13. “Vamos expor fotos, painéis, um veículo original da Fórmula Indy, o capacete do Ayrton Senna e outros itens para mexer com o imaginário masculino”, explica a Lívia.
Compartilha da mesma perspectiva de acréscimo de vendas o Boulevard, que investiu cerca de R$ 200 mil na campanha e promete sortear um veículo sedã nacional. Já o Minas Shopping investiu R$ 300 mil para sortear um carro hatch importado. A iniciativa permitirá que o shopping alcance as altas expectativas de vendas, que podem ficar entre 20% e 25%.
No BH Shopping, de acordo com o gerente de marketing Renato Tavares, as vendas devem crescer 10%. O investimento de R$ 350 mil em uma campanha institucional vai estimular as emoções de pais e filhos e promete levar milhares de famílias para o mall. “Através do compartilhamento nas redes sociais de vídeos gravados pelos filhos, no shopping, para homenagear os pais, esperamos aumentar o fluxo de pessoas em 2%”, lembra. O Pátio Savassi, no entanto, estima um crescimento de vendas menor, cerca de 3%, enquanto o fluxo será aumentado em 6% até a data. Serão sorteadas adegas climatizadas recheadas com garrafas de vinhos italianos, chilenos, franceses, espanhóis e argentinos de diferentes marcas, para os clientes que optarem por fazer suas compras no shopping.