O presidente interino da Anfavea e diretor da General Motors, Luiz Moan, afirmou nesta terça-feira que o compromisso do setor com o governo de manutenção dos empregos está "plenamente mantido". Segundo ele, este mês será o melhor julho da história do setor automobilístico no Brasil. "A indústria afirma todos os compromissos com o governo, inclusive o de manutenção de empregos", disse Moan, ao lado do ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Segundo ele, desde janeiro de 2008 até o mês passado, a montadora contratou 1.848 empregados. "A expectativa é de contratação de 2.063 funcionários até o final do ano", disse.
O diretor da GM disse que o compromisso assumido pela companhia é o de realizar uma negociação "cautelosa e amiúde" com os sindicatos. "Teremos próxima reunião no dia 4, sábado. A GM espera receber do sindicato ideias sobre excedente de pessoal", comentou. Ele não quis informar, no entanto, qual o excedente de funcionários. "Não estamos declarando." A GM possui 23 mil trabalhadores em suas unidades brasileiras.