Wall Street terminou em queda nesta quinta-feira, com os investidores frustrados pela falta de medidas do Banco Central Europeu (BCE), após as expectativas geradas na semana passada pelo presidente da entidade, Mario Draghi.
O Dow Jones perdeu 0,71% e o Nasdaq recuou 0,36%.
De acordo com resultados definitivos de fechamento, o Dow Jones Industrial Average perdeu 92,18 pontos, para 12.878,88 unidades, e o Nasdaq recuou 10,44 pontos, a 2.909,77.
Apesar de ter perdido muito no início da sessão, a bolsa recuperou terreno, mas em seguida voltou a cair. "Evidentemente, o mercado recua devido à decepção pela ausência de ações" do BCE, disse Gregori Volokhine, da Meeschaert New York.
"As expectativas eram muito elevadas, os corretores esperavam algo mais construtivo e mais positivo", disse Mickael James, da Wedbush Securities.
O BCE manteve a taxa básica de juros em seu mínimo histórico de 0,75%, sem responder às expectativas do mercado, que esperava medidas concretas contra a crise.
"O banco pode realizar operações no mercado aberto de um tamanho adequado para alcançar seu objetivo", disse Draghi durante uma coletiva de imprensa ao término da reunião do conselho de governadores do BCE.
Na semana passada, o BCE afirmou que estava "disposto a fazer tudo o que for preciso para preservar o euro e frear a crise da dívida na zona do euro, declarações que foram interpretadas como uma possível intervenção do organismo no mercado secundário da dívida para ajudar a países em dificuldades como Espanha.
No mercado obrigatório, onde os rendimentos evoluem em sentido contrário aos preços, o rendimento dos bônus do Tesouro a 10 anos recuou a 1,478%, contra 1,539% na quarta-feira. Já os bônus a 30 anos ficaram a 2,547%, contra 2,614% na véspera.