Tecnologia 3D é o de menos. Capazes de navegar pela internet, reconhecer movimentos e voz, além de baixar aplicativos, as Smart TVs se tornaram verdadeiros computadores, que ainda transmitem programas, filmes e novelas. Atraído por essas funções, o administrador Eduardo Henrique França comprou uma televisão de LED 3D da marca LG no início do ano. A principal motivação, porém, veio de uma promoção lançada pela empresa. “Na compra do aparelho, eu ganharia o adaptador Wi-Fi para realizar a conexão com a internet”, lembra. Sete meses depois de adquirir o produto, Eduardo cansou de esperar e arcou com o custo de R$ 150, além dos R$ 2,4 mil que pagou pela própria televisão.
Assim como ele, o bancário Ricardo Tertolino esperou por meses pelo chamado Dongle, que só chegou na semana passada, depois de reclamação feita junto ao Procon. “Primeiro falaram que estava em falta, depois que eu não tinha direito. Mas a TV veio com um documento anexo ao manual que me garantia o aparelho de graça”, explica. E outra centenas de consumidores compartilham da mesma situação.
Sem o aparelho, que deve ser acoplado ao televisor para captar sinal de internet, não é possível usufruir dos infindáveis benefícios apregoados pela marca. A não ser que o consumidor conte com um cabo de rede nas proximidades, o que não ocorre na maioria dos casos. A LG reconhece que houve problemas na importação do adaptador, o que justifica a dificuldade em fornecer o produto a todos os clientes. “Quando lançamos a promoção, tínhamos uma expectativa já otimista de solicitação dos Dongles, mas que foi suplantada em pelo menos duas vezes”, afirma o gerente de produtos de televisores da LG Electronics no Brasil, Milton Neto. “Com isso, tivemos problemas de oferta, já que se trata de um aparelho importado, causando atrasos nos envios”, acrescenta o executivo.
A LG confirma que procurou outra empresa para fornecer o aparelho. “Quem ainda não recebeu o adaptador, é porque ele ainda está em trânsito, a caminho da entrega”, garante. O coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, orienta o consumidor que enfrenta o impasse a acionar formalmente a empresa. “Entre em contato por meio dos canais de relacionamento com o cliente solicitando o envio imediato do adaptador”, explica. No caso de recusa da marca, são três as opções de solução do problema, segundo o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Pode-se fazer cumprir a oferta. O consumidor pode arcar com o valor e solicitar o reembolso à LG ou desistir do negócio e ter o dinheiro devolvido”, explica o especialista.
Promoção continua
Apesar de a LG garantir que está com praticamente todas as demandas solucionadas, casos como o de Ricardo e Eduardo não param de surgir. A ação promocional deveria valer até 31 de janeiro, mas há aparelhos que ainda continuam sendo vendidos com a promessa de adaptador gratuito. Em junho, o funcionário público Ricardo Augusto Fabrino recebeu o produto com a orientação de entrar em um site da empresa para solicitar o adaptador wireless. “Quando abri a caixa, tinha um folheto que dava toda a orientação. Mas de cara, o site informado já estava fora do ar”, conta.
A alternativa foi entrar em contato com a empresa por telefone. “Foi aí que descobri que se tratava de uma promoção que já havia expirado. Mas no papel, não há nenhuma informação que remeta à campanha promocional. Muito menos que teria prazo máximo de validade”, lamenta. Inconformado, ele pretende registrar reclamação no Procon. “Foi gerada uma expectativa que não foi cumprida. Isso é propaganda enganosa”, desabafa.
Marcelo Barbosa, alerta que, nesse caso, a loja onde o consumidor realizou a compra também deverá ser acionada. “Quem vendeu deveria ter conhecimento sobre o fim da promoção e alertado o consumidor”, observa. Além disso, a empresa deve contar que os revendedores trabalham com estoques elevados e que, por conta disso, ainda haveria aparelhos disponíveis para venda ao final da promoção. “Por isso, é preciso deixar claro o prazo máximo de validade. Se isso não ocorreu, ele também tem direito a exercer o artigo 35 do CDC”, garante. Para garantir seus direitos, é importante estar devidamente documentado. “O consumidor precisa mostrar as orientações dadas pela empresa em manual, nota fiscal, folder da promoção. Tudo para entrar com a reclamação”, orienta Maria Inês Dolci, gerente institucional da Proteste.
Mercado aquecido
Beneficiada pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), as televisões tiveram as vendas aquecidas. Segundo estimativas da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), o mercado deve crescer 6% este ano. Serão pelo menos 15 milhões de novas unidades comercializadas. A LG terminou 2011 com uma Smart TV para cada cinco televisores vendidos, proporção que deve fechar 2012 em uma TV conectada para cada duas comercializadas.
Assim como ele, o bancário Ricardo Tertolino esperou por meses pelo chamado Dongle, que só chegou na semana passada, depois de reclamação feita junto ao Procon. “Primeiro falaram que estava em falta, depois que eu não tinha direito. Mas a TV veio com um documento anexo ao manual que me garantia o aparelho de graça”, explica. E outra centenas de consumidores compartilham da mesma situação.
Sem o aparelho, que deve ser acoplado ao televisor para captar sinal de internet, não é possível usufruir dos infindáveis benefícios apregoados pela marca. A não ser que o consumidor conte com um cabo de rede nas proximidades, o que não ocorre na maioria dos casos. A LG reconhece que houve problemas na importação do adaptador, o que justifica a dificuldade em fornecer o produto a todos os clientes. “Quando lançamos a promoção, tínhamos uma expectativa já otimista de solicitação dos Dongles, mas que foi suplantada em pelo menos duas vezes”, afirma o gerente de produtos de televisores da LG Electronics no Brasil, Milton Neto. “Com isso, tivemos problemas de oferta, já que se trata de um aparelho importado, causando atrasos nos envios”, acrescenta o executivo.
A LG confirma que procurou outra empresa para fornecer o aparelho. “Quem ainda não recebeu o adaptador, é porque ele ainda está em trânsito, a caminho da entrega”, garante. O coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, orienta o consumidor que enfrenta o impasse a acionar formalmente a empresa. “Entre em contato por meio dos canais de relacionamento com o cliente solicitando o envio imediato do adaptador”, explica. No caso de recusa da marca, são três as opções de solução do problema, segundo o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Pode-se fazer cumprir a oferta. O consumidor pode arcar com o valor e solicitar o reembolso à LG ou desistir do negócio e ter o dinheiro devolvido”, explica o especialista.
Promoção continua
Apesar de a LG garantir que está com praticamente todas as demandas solucionadas, casos como o de Ricardo e Eduardo não param de surgir. A ação promocional deveria valer até 31 de janeiro, mas há aparelhos que ainda continuam sendo vendidos com a promessa de adaptador gratuito. Em junho, o funcionário público Ricardo Augusto Fabrino recebeu o produto com a orientação de entrar em um site da empresa para solicitar o adaptador wireless. “Quando abri a caixa, tinha um folheto que dava toda a orientação. Mas de cara, o site informado já estava fora do ar”, conta.
A alternativa foi entrar em contato com a empresa por telefone. “Foi aí que descobri que se tratava de uma promoção que já havia expirado. Mas no papel, não há nenhuma informação que remeta à campanha promocional. Muito menos que teria prazo máximo de validade”, lamenta. Inconformado, ele pretende registrar reclamação no Procon. “Foi gerada uma expectativa que não foi cumprida. Isso é propaganda enganosa”, desabafa.
Marcelo Barbosa, alerta que, nesse caso, a loja onde o consumidor realizou a compra também deverá ser acionada. “Quem vendeu deveria ter conhecimento sobre o fim da promoção e alertado o consumidor”, observa. Além disso, a empresa deve contar que os revendedores trabalham com estoques elevados e que, por conta disso, ainda haveria aparelhos disponíveis para venda ao final da promoção. “Por isso, é preciso deixar claro o prazo máximo de validade. Se isso não ocorreu, ele também tem direito a exercer o artigo 35 do CDC”, garante. Para garantir seus direitos, é importante estar devidamente documentado. “O consumidor precisa mostrar as orientações dadas pela empresa em manual, nota fiscal, folder da promoção. Tudo para entrar com a reclamação”, orienta Maria Inês Dolci, gerente institucional da Proteste.
Mercado aquecido
Beneficiada pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), as televisões tiveram as vendas aquecidas. Segundo estimativas da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), o mercado deve crescer 6% este ano. Serão pelo menos 15 milhões de novas unidades comercializadas. A LG terminou 2011 com uma Smart TV para cada cinco televisores vendidos, proporção que deve fechar 2012 em uma TV conectada para cada duas comercializadas.