Após abrir a sessão em queda, o Ibovespa se recuperou e seguiu o movimento da sessão anterior, fechando com alta de 1,90%, aos 58.344 pontos. É o maior fechamento do índice de ações desde 11 de maio deste ano, quando ele terminou o dia valendo 59.445 pontos. Em dia de fraca oscilação, o dólar comercial fechou em alta de 0,07%, terminando a R$ 2,0293 na venda.
Em meio ao otimismo com o resultado da missão da Troika, formada por FMI (Fundo Monetário Internacional), UE (União Europeia) e Comissão Europeia na Grécia, o benchmark da bolsa seguiu o movimento das principais bolsas mundiais, ofuscando os resultados negativos da Petrobras, reportados na sexta-feira. O giro financeiro foi de R$ 6,75 bilhões.
Após uma semana de reuniões, a Grécia e os representantes da Troika chegaram a um acordo sobre a necessidade de reforçar as medidas políticas de apoio ao crescimento econômico e de cumprir com os termos do pacote de resgate. Além disso, a Espanha afirmou não precisar de novas medidas fiscais e de reformas para conseguir se livrar da crise, enquanto o Banco Central chinês deve acelerar o ajuste da política monetária, como forma de impulsionar o desempenho da sua economia.
Ainda no domingo, o Banco Central da China prometeu intensificar o ajuste de sua política monetária na segunda metade do ano, além de melhorar a política de crédito para fortalecer a economia real. Esse discurso repete os compromissos anteriores do governo em meio a uma desaceleração econômica.
Com informações InfoMoney