O número de empresas de todo o País que pediram falência aumentou 29,4% no mês de julho na comparação com junho, informou nesta terça-feira a Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Em relação a julho do ano passado, foi verificada alta foi de 22,2%. No acumulado dos sete primeiros meses do ano, o avanço é de 17,4% em relação ao mesmo período de 2011.
O número de falências decretadas, no entanto, caiu em julho: 10 2% em relação a junho e 25,4% sobre o mesmo mês de 2011. No acumulado do ano até julho, as falências decretadas subiram 0 8%. De acordo com a Boa Vista, o aumento da inadimplência e a desaceleração da economia prejudicaram o desempenho financeiro das empresas e reduziram a capacidade de pagamento das companhias.
Dos pedidos de falência verificados em julho, 77% foram feitos por micro e pequenas empresas e 23%, por médias e grandes. Na análise por setores, 39% dos requerimentos foram de negócios do setor industrial, 30%, de comércio e 31%, de serviços. Das falências decretadas no mês, 95% foram de micro e pequenos negócios. A maior parte das falências decretadas foi observada no setor de comércio (43%), seguido de serviços (30%) e indústria (27%).