O índice de preços ao consumidor venezuelano caiu pelo sétimo mês consecutivo e ficou em 19,4% no período de 12 meses encerrado em julho, segundo números divulgados hoje pelo governo. Esta é a primeira vez que a inflação anualizada fica abaixo de 20% desde o início da atual série histórica, em 2008.
De junho para julho, os preços na Venezuela subiram 1,0%. Em junho, a inflação anualizada foi medida em 21,3%. "Nós rompemos uma barreira importante", declarou o ministro das Finanças Jorge Giordani em entrevista coletiva concedida hoje.
No início de 2012, o Ministério das Finanças projetava que inflação anualizada ficaria entre 20% e 22%. Apesar de o índice continuar entre os mais elevados do mundo, o presidente Hugo Chávez tem a oportunidade de capitalizar o fato de os preços terem caído pelo sétimo mês consecutivo em meio à campanha para reeleger-se para um novo mandato de seis anos.
Os críticos, por sua vez, acusam Chávez de ter controlado o problema apenas temporariamente, por meio do controle dos preços de produtos essenciais e de um agressivo aumento dos gastos públicos para financiar importações.