Ao contrário do varejo geral em Belo Horizonte, que prevê aumento máximo de 3,5% nas vendas em razão do Dia dos Pais, os donos de restaurantes, pizzarias, choperias e lojas de vinho estão animados com a data comemorada no domingo. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel MG) espera aumento de 50% no faturamento. O salto, porém, não se deve apenas à data: os comerciantes apostam em diferentes estratégias para atrair a clientela, como novidades no cardápio, promoções, jogos e brincadeiras.
“Parte expressiva da receita da alimentação fora do lar em agosto é decorrente do aumento de consumo nos restaurantes no Dia dos Pais”, explica Fernando Júnior, presidente da entidade. O Xico da Carne, por exemplo, preparou programação lúdica entre as 12h e as 16h, horário em que a garotada poderá confeccionar lembrancinhas, como cartões e gravatas, com materiais reciclados para presentear os pais. “Estimamos um público 20% maior em nossas três unidades”, diz o diretor do grupo, Rodrigo Nascimento, acrescentando que outro chamativo será o festival de algodão doce e pintura facial para os pequenos.
O proprietário da Pizza Sur, Gustavo Roman, acredita num movimento 30% maior nas três casas da rede. “É muito mais cômodo e prazeroso acordar e levar o pai para um descontraído almoço do que preparar tudo em casa”, disse. Já na Royal Vinhos, com duas unidades na capital e mais de 1 mil rótulos à venda, as promoções devem impulsionar as vendas em até 15%. “Culturalmente, a bebida é um bom presente para a data, além de acompanhar bem o almoço de domingo”, comenta o empresário Cristóvão de Morais Filho.
Chamativos
O tradicional restaurante e choperia Pinguim, que espera aumento de 25% no público e de 15% na venda da bebida. Tem como chamativo o cardápio variado. “Haverá um buffet especial. Pratos como caneloni e costelinha barbecue poderão ser saboreados à vontade pelo preço único de R$ 39,90. Já para o fim de tarde e à noite, nosso cardápio conta com mais de 130 pratos”, afirma a gerente de Marketing da casa, Carolina Gonzalez Martini. Ela estima um público em torno de 500 pessoas.
Na choperia Krug Bier, a equipe de funcionários será reforçada para atender a expectativa de aumento de 20% no público em relação aos dias normais. A casa aguarda cerca de 600 pessoas. O chamativo não será apenas a bebida gelada: a Krug vai oferecer pratos com filé, salmão e outros ingredientes. O Baby Beef também aposta num aumento considerável no público. Nos domingos normais, a casa serve de 700 a 900 rodízios. Para o Dia dos Pais, a previsão é chegar a 1,2 mil unidades.