O déficit orçamentário estatal da Grécia recuou para 13,2 bilhões de euros (US$ 16,3 bilhões) nos primeiros sete meses de 2012, de 16 bilhões de euros no mesmo período do ano passado, disse o Ministério das Finanças em um comunicado. No entanto, as receitas ficaram abaixo da meta, enquanto o país enfrenta seu quinto ano de recessão.
As receitas orçamentárias líquidas totalizaram 27,6 bilhões de euros de janeiro a julho, menor que o valor de 28 bilhões de euros no mesmo período do ano passado e que a meta de 30,4 bilhões de euros.
O ministério disse que a principal razão para a receita menor que o esperado foram o prazo fixado para a apresentação de declarações fiscais e queda nos impostos recolhidos devido à atividade enfraquecida da economia doméstica, disse o Ministério das Finanças.
Os gastos do governo recuaram para 40,8 bilhões de euros de janeiro a julho, de 44 bilhões de euros no mesmo período do ano passado, e ficaram abaixo da meta do governo de 45,2 bilhões de euros para o período.
De acordo com o Ministério das Finanças, isso é resultado da redução dos custos do orçamento ordinário de 2,4 bilhões de euros, bem como um corte de 1,9 bilhão de euros dos custos do programa de investimento público.