Os índices futuros das bolsas de Nova York indicam uma abertura em ligeira baixa na sessão desta segunda-feira, com dados fracos da economia japonesa pondo em risco a recente sequência de ganhos das ações norte-americanas. Às 10h15 (pelo horário de Brasília), Dow Jones futuro caía 0,09%, Nasdaq recuava 0,04% e S&P 500 cedia 0,21%.
Com a falta de indicadores nesta segunda-feira nos EUA, os investidores olharam para o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão, que cresceu a uma taxa anualizada de 1,4% no trimestre de abril a junho, bem abaixo do aumento esperado, de 2,7%, segundo dados divulgados no domingo à noite. Foi o último sinal de desaceleração na região asiática, após a China apresentar números decepcionantes da indústria e comércio na semana passada.
Além dos futuros em Nova York, o indicador japonês pressionou as ações na Ásia e algumas bolsas europeias, como a de Londres.
No pré-mercado, as ações do Bank of America (BofA) subiam 0,8% depois de a instituição financeira suíça Julius Baer anunciar que vai adquirir do BofA o negócio de gestão de riqueza da Merrill Lynch, com base fora dos EUA, pelo equivalente a US$ 880 milhões.
Já o Google subia 1,4% depois de anunciar que a Motorola Mobility, comprada pela empresa em maio, vai cortar 4 mil empregos, reduzindo seu quadro de funcionários em cerca de 20%.
A Pfizer, por outro lado, caía 0,5% antes da abertura, depois de anunciar que sua unidade de saúde animal, a Zoetis, pretende fazer uma oferta pública inicial de ações, no valor de US$ 100 milhões.