A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer obrigar as operadoras de telefonia móvel a não cobrar pelas chamadas que forem feitas, entre os mesmos usuários, apenas para retomar uma ligação interrompida - seja por falhas no sinal da empresa, por congestionamento da rede ou até porque acabou a bateria de um dos celulares.
A medida foi criada pela Superintendência de Serviços Móveis. O objetivo é proteger os clientes de planos que cobram por ligação, e não por minutos falados, e que aumentaram muito nos últimos anos por conta de promoções feitas pelas empresas de telefonia.
A proposta prevê uma tolerância de dois minutos para que o usuário refaça a ligação sem ter de pagar novamente pela chamada. Para vigorar, a medida ainda terá de passar por consulta pública e terá de alterar o regulamento atual de serviços móveis. Hoje, a regra estabelece que, se houver queda até 30 segundos após o início da chamada, e em até 2 minutos a pessoa voltar a ligar para o mesmo número, a operadora só poderá cobrar por uma ligação.
A divulgação da nova medida da agência ocorre apenas uma semana após ter vindo à tona o relatório da agência que acusou a TIM de interromper de propósito chamadas feitas no plano Infinity, no qual o usuário é cobrado por ligação e não por tempo. Se for implementada, a medida deve beneficiar, a todos os usuários da telefonia móvel, uma vez que a mudança afetará todas as operadoras.
Com agências