As autoridades reguladoras americanas investigam se o Deutsche Bank e outros bancos canalizaram bilhões de dólares de Irã, Sudão e de outros países alvos de sanções, informa neste sábado o jornal The New York Times. A pesquisa ainda se encontra em etapas iniciais, disseram funcionários ao jornal, que acrescentaram que não se acredita que o Deutsche Bank mobilizasse fundos a favor de clientes iranianos através de operações nos Estados Unidos depois de 2008.
Em 2007, o banco decidiu que "não se comprometeria em novos negócios com contrapartes em países como Irã, Síria, Sudão e Coreia do Norte e que abandonaria os negócios existentes na medida do legalmente possível", disse um porta-voz ao jornal.
A investigação sobre o Deutsche Bank está entre uma série de casos desde 2009 contra empresas financeiras mundiais, sob a suspeita de que elas transferiam frequentemente dinheiro a bancos e empresas iranianas aproveitando-se de lacunas na política americana que foram corrigidas em 2008, indicou o NYT.