As ações da TIM estão entre as maiores perdas do Ibovespa nesta segunda-feira, refletindo a notícia de que a Justiça brasileira decidiu que a companhia pague 550 milhões de euros em dívidas tributárias atrasadas em nome da TIM Celular. Às 11h15, a desvalorização era de 2,6%, aos R$ 8,45, sendo que nos minutos iniciais a queda chegou a 3,2%. Enquanto isso, o Ibovespa marca queda de 0,50%.
Entretanto, a empresa já está recorrendo desta decisão. A informação foi publicada pelos jornais italianos Il Messaggero e Il Sole 24 Ore. A notícia também teve impacto na controladora da TIM, a Telecom Itália. Por lá, os papéis da empresa recuam 3,7%.
A empresa brasileira vem de um fluxo de notícias negativas, já que foi a que mais sofreu entre as operadoras com a suspensão da venda de chips em meados de julho. Na ocasião, ela ficou impedida de realizar vendas em 19 estados do país, por 11 dias, por causa da qualidade dos serviços.
Além disso, relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), apontou que a TIM causou propositalmente frequentes quedas de ligações especialmente no plano Infinity, levando os consumidores a efetuar novas chamadas e, consequentemente, pagar por elas. Diante do ocorrido, a Anatel abriu consulta pública, para alterar o regulamento do Serviço Móvel Pessoal, impedindo a operadora de cobrar nova chamada, quando a ligação cair.
Com informações InfoMoney