Operando no campo positivo desde o início do pregão, o Ibovespa registrava às 13h25 alta de 0,92% nesta terça-feira. O bom humor do mercado segue impulsionado pela perspectiva de novas medidas anticrise. Nesta manhã, o jornal britânico The Daily Telegraph publicou que Jörg Asmussen, membro alemão do quadro executivo do BCE (Banco Central Europeu) e indicador pela chanceler Angela Merkel, apoia a compra ilimitada de títulos públicos pela autoridade monetária.
Os invertidores também prestam atenção à política monetária nos EUA e na China. A agência estatal chinesa Xinhua publicou que o banco central chinês planeja novos estímulos econômicos para esta segunda metade do ano. Enquanto isso, há a expectativa com relação à minuta do último encontro do Federal Reserve, ocorrido em primeiro de agosto.
Entre as notícias em destaque no setor corporativo, as ações da Petrobras, que inicaram a sessão no campo positivo, passaram a registrar queda após a presidente da petrolífera, Maria das Graças Foster, afirmar que não há uma negociação com o governo para um novo reajuste dos preços dos combustíveis, ao ser questionada sobre o assunto em evento no Rio de Janeiro.
Enquanto isso, o governo e a Vale estão "concluindo as negociações" relativas à suposta dívida de royalties de mineração da Vale, informou na segunda-feira o ministro de Minas e Energia Edison Lobão. Segundo ele, um acordo com a mineradora deverá ser fechado neste mês ou no máximo até setembro.
Com InfoMoney