Após forte alta durante a manhã, o Ibovespa perdeu forças no início da tarde e fechou o pregão desta terça-feira em queda de 0,62%, aos 58.917 pontos, sustentando a hipótese de uma realização de lucros. O índice chegou a subir 1,56% no intraday, atingindo os s 60.208 pontos, mas registrou perdas após as ações da Petrobras, que possuem o segundo maior peso da carteira teórica. O dólar comercial fechou em alta de 0,08%, terminando a R$ 2,0176 na venda.
Os papéis da Petrobras amargaram perdas devido à declaração de Graça Foster de que um novo reajuste de combustíveis não está em dicussão no momento, registrando queda de 1,64% para os papéis ON e de 1,58% para os PN. O giro financeiro da sessão foi de R$ 7,02 bilhões.
Além do mercado nacional, esse movimento também foi sentido no exterior. As bolsas dos EUA registraram perdas, após atingir o maior patamar desde 2008 durante a sessão. Essa pode ser apenas a ponta do Iceberg, já que o Nomura divulgou em relatório a expectativa de que o índice de ações S&P500 pode despencar de 20% a 25% antes das eleições presidenciais no país.
Com InfoMoney