As vendas online somaram R$ 10,2 bilhões no primeiro semestre deste ano, acréscimo nominal de 21% em relação a igual período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira e fazem parte da 26ª edição do Relatório WebShoppers, realizado pela e-Bit com o apoio da Câmara-e.net.
Apesar da expansão verificada no período, a e-Bit e a Câmara-e.net revisaram para baixo a meta de crescimento do varejo online neste ano em função do ambiente macroeconômico. De acordo com Pedro Guasti, diretor geral da e-bit, a expectativa de expansão nominal das vendas passou de 25% para 20% em 2012 sobre o ano passado, totalizando R$ 22,5 bilhões. O ticket médio deve ser de R$ 330,00.
A e-bit também verificou que mais pessoas utilizaram aparelhos móveis para realizar compras online. De janeiro a junho, 1,3% das compras foram realizados por smartphones ou tablets. No mesmo período de 2011 esse indicador era de apenas 0,3%. "Esse crescimento que parece insignificante mostra o quanto ainda temos oportunidades para expandir. Essa onda só cresce", disse Leonardo Palhares, vice-presidente de estratégias da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara e-net), parceira da e-bit.
Esses e-consumidores, separados entre sistema operacional iOs (iPad/iPhone) e Android, também apresentam diferenças no perfil: enquanto o público que utiliza iPad/iPhone é mais feminino: 54%, o Android conta com maioria masculina, em uma porcentagem de 55%.
Dos usuários de iPad/iPhone, 22% disseram ter feito mais de dez compras online nos últimos seis meses que antecederam a pesquisa contra 11% dos usuários de Android. No entanto, os e-consumidores que utilizam esse sistema operacional para efetuar compra pela internet têm um tíquete médio maior que os demais: R$ 540,00, contra R$ 408,00 dos usuários de iPad/iPhone.
A pesquisa revelou também que a principal categoria consumida por esse grupo é a de "Eletrodomésticos", categoria mais vendida também no e-commerce. A segunda e a terceira posição ficam com "Livros" e "Saúde, beleza e medicamentos", respectivamente.
Gastos
O brasileiro gastou em média R$ 346 com compras pela internet no primeiro semestre deste ano, segundo a e-Bit. No mesmo período de 2011, o valor das compras era de R$ 370, queda de 6,49%.
Os dados da e-bit também apontam que foram realizados 18,40% a mais de compras pela internet. No primeiro semestre do ano passado foram realizadas 25 milhões de encomendas, neste ano, foram 29,6 milhões.
Entre as categorias mais vendidas estão eletrodomésticos, saúde, beleza e medicamentos, moda e acessórios, livros, assinaturas de revistas e jornais e informática, respectivamente.