A Bolsa de Nova York fechou a quarta-feira sem tendência definida, com a cautela com relação a situação na Europa prevalecendo sobre o otimismo gerado pela ata da última reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), que afirmou que o banco pode aplicar medidas de estímulo em breve.
De acordo com dados definitivos de fechamento, o Dow Jones perdeu 0,23%, para 13.172,76 unidades, e o termômetro da tecnologia, Nasdaq, ganhou 0,21%, fechando aos 3.073,67 pontos. Já o índice ampliado Standard and Poor's 500 fechou praticamente estável, em leve alta de 0,02%, para 1.413,49 unidades.
"Os mercados abriram com perdas, em sintonia com as bolsas europeias, antes de apresentarem recuperação", disse Andrew Fitzpatrick. Para Chris Low, do FTN Financial, a ata do Fed foi crucial para a recuperação do mercado, devido aos indícios não esperados de uma nova rodada de alívio quantitativo (QE3, compra de obrigações).
Segundo a ata, os responsáveis pela política monetária do Fed podem adotar novas medidas de estímulo "em breve", caso persista a desaceleração econômica. No mercado de obrigações, cujos rendimentos evoluem em sentido contrário aos preços, o rendimento do bônus do tesouro a 10 anos caiu a 1,719%, contra 1,805% na véspera. Já os títulos a 30 anos recuaram a 2,825%, contra 2,909%.