Alternando entre perdas e ganhos durante toda a sessão, o Ibovespa fechou esta sexta-feira em queda de 0,15%, aos 58.425 pontos. O movimento se apresentou mais descolado das bolsas externas, que registraram alta enquanto o índice brasileiro teve queda. Com essa queda, o desempenho do índice foi negativo na semana, com perdas de 1,11%. O giro financeiro da sessão foi de R$ 5,91 bilhões.
Após operar em alta pela manhã, o dólar mudou de rumo e fechou em baixa nesta sexta-feira. A moeda norte-americana recuou 0,03%, a R$ 2,0246 na venda. Na semana, a moeda acumula alta de 0,5%. No mês, desvalorização de 1,19% e, no ano, alta de 8,35%.
O índice chegou a esboçar um movimento altista por algum tempo após o presidente da autoridade monetária dos EUA, Ben Bernanke, sinalizar que a autoridade monetária está pronta para agir, ao responder carta ao republicano Darell Issa. "Há espaço para mais ações pelo Federal Reserve, para aliviar as condições financeiras e fortalecer a recuperação", escreveu em carta datada de 22 de agosto, mas publicada apenas nesta sexta-feira, pelo Wall Street Journal.
Com InfoMoney