O Programa Qualificação Profissional da MMX, mineradora do Grupo EBX, abriu 350 novas vagas e quatro novas opções de cursos profissionalizantes, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Há vagas também para cursos de Auxiliar de Operações em Logística, Montador de Andaimes, Lubrificador Industrial e Auxiliar de Instalações Hidráulicas. As inscrições vão até o dia 3 de setembro e os cursos são gratuitos.
Também há oportunidades em cursos de Pedreiro, Carpinteiro, Ajudante de Mecânica e Soldador, modalidades já oferecidas nas etapas anteriores. Os candidatos devem ter mais de 18 anos, residir preferencialmente em Igarapé e São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e comprovar a escolaridade mínima exigida. No ato da inscrição, os interessados devem levar Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência.
Para os cursos de Ajudante de Mecânica, Auxiliar em Instalações Hidráulicas, Montador de Andaimes e Carpinteiro, é preciso que o candidato tenha concluído a 4ª série do Ensino Fundamental. Já para as qualificações de Pedreiro, Auxiliar de Operações Logísticas, Soldador Eletrodo Raio-X e Lubrificador Industrial o concorrente deve ter a 8ª série do Ensino Fundamental.
A seleção dos candidatos será feita por meio de provas teóricas de Português e Matemática de acordo com o nível de escolaridade exigido. Para os cursos de Pedreiro e de Carpinteiro não haverá prova de seleção. Para os demais cursos, os testes serão aplicados no dia 15 de setembro e os resultados serão divulgados no dia 25 do mesmo mês nos locais de inscrição e no site da MMX (www.mmx.com.br). As aulas, que terão início em outubro, terão as atividades teóricas realizadas em Igarapé e as práticas em São Joaquim de Bicas e Betim, de acordo com o curso.